terça-feira, 20 de outubro de 2009

LOCALIZAÇÃO DA TIREOIDE


Tireoide Hipotireoidismo a glândula responsável pela diminuição de grande parte do metabolismo de endócrinologia de nós seres humanos!!!

Hipotireoidismo


O hipotireoidismo é causado em 95% dos casos por problemas da própria tireóide. Em aproximadamente 5% dos casos o problema é causado pela glândula que é responsável por seu comando e fica no cérebro (hipófise). Esta glândula produz de forma inadequada a substância responsável pela formação do hormônio tireoideano, o TSH.

Entre as principais causas de hipotireoidismo se sobressai uma doença denominada Tireoidite de Hashimoto que é de origem imunológica, ou seja, o próprio organismo produz anticorpos e outras substâncias contra a sua própria Tireóide, na verdade passam a atacá-la (auto-imune), destruindo a capacidade desta glândula (tireóide) de produzir seu próprio hormônio, a Tiroxina. Quando esta doença se inicia o processo irritativo e inflamatório faz com que a tireóide aumente de tamanho, entretanto com o passar do tempo ela vai diminuindo sua função até se tornar uma glândula inoperante (atrófica).

Todos os sinais e sintomas de hipotireoidismo ocorrem lentamente e nem sempre os médicos fazem o diagnóstico correto.

O hipotireoidismo é mais freqüente em mulheres que em homens e a freqüência é aumentada com a idade.

Ao nível do coração, o hormônio tireoideano, a tiroxina comanda a freqüência de batimentos cardíacos (números) por minuto e logicamente com a sua diminuição cada vez ocorre o batimento mais devagar, com menos força e bombeando o sangue com menos eficiência. Todo o ritmo metabólico cai de forma expressiva e com isso há um ganho de peso, a mulher pode parar de menstruar, aumenta a sonolência, sensação de frio, diminui o ritmo do intestino, bem como a perda da memória.

O que o médico Endocrinologista irá fazer é repor o hormônio durante a vida da paciente para que ela leve uma vida normal.


Hipotireidismo sub-clínico

Em algumas situações o hormônio responsável pela estimulação da tireóide (TSH) fica alterado podendo ser muito baixo ou muito alto, entretanto a tiroxina (T4) está normal. Os sintomas são imperceptíveis com esta deficiência, vista que o hormônio final está normal, entretanto pequenos detalhes podem levar as pessoas a alterações indesejáveis além de poder desenvolver no futuro doenças tireoideanas. Se o Endocrinologista fizer uma avaliação muito cuidadosa irá perceber que já existe a presença de níveis elevados de anticorpos, o que mostra que a doença imunológica já está presente, mas não apresenta sintomas significativos, eventualmente um leve aumento de peso.


Tireopausa

Corresponde ao hipotireoidismo que ocorre em grande parte dos pacientes com o evoluir da idade, assim como ocorre com todos os outros hormônios.

Programa nacional de triagem neonatal

Criado em 2001 este programa conhecido como teste do pezinho, por lei deveria ser seguido por todos os estados que na verdade faz o diagnóstico de 4 doenças integrantes do projeto.Infelizmente no Brasil a maioria dos estados, com poucas exceções só efetuam a fase I que identificam apenas 2 doenças metabólicas (endocrinológicas).